Entre os 14 e os 18 anos é a idade do grande desafio: os jovens querem dar provas do que são capazes, querem ver reconhecida a sua personalidade, desejam conhecer os outros a fundo, viver em grupo com eles.
O "Empreendimento/Cruzeiro" é uma acção onde muito se descobre e muito se constrói, onde a função e a responsabilidade de cada um, tal como a cooperação entre as equipas, são igualmente indispensáveis para o êxito final.
O imaginário desta secção prende-se com a questão "Quem é o Pioneiro?" Pioneiro é aquele que, depois da descoberta do mundo que o rodeia, é assolado por um sentimento de insatisfação, de um ímpeto de fazer diferente, de mudar, de inovar, que o leva a soltar-se do que considera supérfluo para pôr mãos à obra na construção e concretização do seu sonho, das suas ambições.
Para alguém que sente necessidade de mudar, de construir o seu espaço e o seu mundo onde nada existe, estes símbolos apresentam-se como ferramentas de transformação:
O símbolo identificativo da terceira Secção é a Rosa dos Ventos. Símbolo do rumo certo, da boa escolha e da decisão ponderada, é o símbolo daquilo que é a vida do Pioneiro/Marinheiro, nas suas escolhas, na sua atitude, no que quer dos outros. Portador de vontades, agregador de desejos e de disponibilidade, o Pioneiro/Marinheiro tem a vontade de, ele próprio, mudar o mundo e arriscar.
Símbolo da pureza, símbolo do Pioneiro/Marinheiro, do jovem enquanto pessoa, indivíduo, que é transparente – consigo próprio e com os outros; que é alento e alimento para os que o rodeiam; que faz parte de um grupo juntando-se a outras gotas e tornando-se torrente.
Símbolo da construção e da acção, representa aquilo que é o potencial do Pioneiro/Marinheiro, das suas capacidades, da sua energia transformadora, do resultado final da combinação do que quer com o que sabe….
O peixe simboliza Jesus Cristo. A palavra «peixe», em grego, escreve-se icthus e, esse símbolo foi adoptado pelos primeiros cristãos perseguidos com um sentido catequético/simbólico, em que cada letra é a inicial de uma palavra: «Jesus Cristo, Filho de Deus Salvador» (Iesus Christos Theou Uios Soter)
Azul do Mar: a profundidade, o mistério, a energia. Do Céu: o infinito, a excelência, a espiritualidade. Do Horizonte: o desafio, a distância, a eternidade.
O Escutismo deve ser vivido como um “jogo”. Como tal, há
regras também no Escutismo, que te ajudam a delinear o teu caminho e
a “jogar” de forma igual e justa, para ti e para todos os que
jogam contigo. Nesse jogo podes completar 4 etapas de progresso e em cada
uma das etapas deves crescer Física, Intelectual, Social, Afectiva,
Espiritualmente e ao nível do Carácter.
Por cada etapa que completes, recebes o teu "prémio",
ou seja, tens direito a acrescentar na manga da tua camisa uma ensignia
de progresso referente a nova etapa que concluis-te.
Saber dar valor ao essencial da vida torna-nos puros. A capacidade de nos desprendermos do supérfluo, de absorvermos princípios de humanidade e humildade só nos poderá trazer felicidade.
Peça a peça, construímos bases para o nosso futuro. O que aprendemos sozinhos e com os outros hoje, será importante para o resto da nossa vida.
Vontade de ser mais e melhor, força que permite romper e irromper, quebrando o aparentemente fechado com vida nova.
O Pioneiro, fortalecido na sua fé, torna-se construtor da Igreja
Consiste em não mentir, não fazer nem pensar nada às escondidas, agir sempre, quando sós, como se estivermos em público. Significa ainda comprometer-se, responsabilizar-se, cumprir com serenidade o seu dever. Ser Homem de uma só palavra, não fazer promessas do que não possa vir a cumprir. Significa ser pontual as reuniões e a todo e qualquer outro compromisso.
Serás fiel ao cumprimento da Lei, fiel aos deveres, leal aos pais, amigos, Chefes, etc. Todos poderão confiar em ti, pois sabem que o Escuta cumpre a sua palavra.
Nunca poderá haver grandes Boa Acções se não nos prepararmos diariamente com uma pequena Boa Acção. Cada uma dessas pequeninas Boa Acções diárias é um degrau na escada da caridade. Ao ajudar os outros, sentes-te muito mais feliz contigo mesmo. A melhor maneira para sermos felizes, é sem duvida ajudando os outros.
Todos nós somos iguais, todos somos irmãos, sem distinção de raça, cor, nacionalidade e classe social. Todos pertencem a Grande Família Escutista. Com as outras pessoas, deves ser amigo, não ofender ninguém e saber SEMPRE perdoar as ofensas.
Nunca deves esperar uma recompensa, de um serviço prestado por ti. Tens de ter sempre um carácter equilibrado, nunca brusco, nem violento. Amabilidade e delicadeza, simplicidade de coração e atitudes, ser compreensivo, saber colocar-se na situação dos outros e procurar o interesse, o bem e a felicidade deles.
Muitas das vezes as pessoas não preservam o que deles faz parte. Estes, muitas das vezes também abusam delas, como dono absoluto, destruindo e matando por prazer, ou maldade, pervertendo os planos de Deus. Devemos proteger as criaturas, plantas, todos os ser vivos que existem a face da terra.
Obedecer é fazer as coisas com ordem e perfeição, é não fazer nada a meias: nem o trabalho diário, nem as Boas Acções, nem as actividade Escutistas em geral.
Deves ser alegre e feliz e por toda a parte encher a vida dos outros dum perfume de felicidade. Saber dominar os sentimentos da cólera e do aborrecimento è uma obrigação do Escuta.
Não deves deitar fora nada que ainda possas vir a utilizar. Qualquer objecto por mais pequeno que ele seja, terá sempre uma utilidade mais tarde (um prego, um lápis, entre outros). Devemos ter sempre muito cuidado, com aquilo que é dos outros, tratando-as de igual forma, como se fossem nossas.
Deve ser respeitado – a nossa alma é imagem de Deus, devemos venerá-la. Ser puro é compreender os dons de Deus e render-lhe homenagem utilizando-os para o fim que Ele nos deu.
Devemos pensar primeiro nos outros e só depois em nós, porque os outros são nossos amigos e nossos irmãos. Podem precisar de nós e da nossa ajuda e se não estivermos atentos não percebemos. Antes de fazermos alguma coisa que nos dá muito gosto devemos pensar se essa mesma coisa não vai magoar os outros.
Portugal tem uma longa e ilustre história. Foi dos mais importantes países do mundo. O Escuta é dos primeiros a levantar Portugal! É dos primeiros na obediência aos governantes e dos primeiros a valorizar-se para assim valorizar Portugal.
Parece-te que possa ser bom Escuta aquele que desobedece aos pais, trata mal os irmãos, não estuda nem trabalha? Pouco vale sermos bons para os outros, se somos maus para com os nossos. O nosso dever começa com aqueles que nos rodeiam .